Feno

Feno é um alimento volumoso preparado mediante o corte e desidratação de plantas forrageiras. Esse processo de corte e desidratação é denominado de fenação. Nesta forma, a forragem pode ser guardada, por vários meses, conservando o seu valor nutritivo.

Colheita

A colheita no momento certo, a secagem rápida e uniforme da forrageira, e o seu recolhimento com a umidade adequada, são condições fundamentais para a produção de feno de boa qualidade, independentemente do processo adotado.

O feno deve ser recolhido com umidade inferior a 12%.

Para averiguar se a forragem pode ser recolhida ou enfardada, a Fazenda São João dispõe de medidores de umidade digitais que garantem com precisão seu teor.


Qualidade do Feno

A qualidade do feno pode ser apreciada visualmente, examinando-se o estágio de maturação, a quantidade de folhas, a presença de material estranho (ervas, terra etc.) e suas condições gerais, tais como cor, odor e presença de mofo.

A análise laboratorial serve para que possamos medir todos os valores nutricionais e ajustar o melhor manejo para obter índices cada vez melhores.


Produção Intensiva de feno pelo processo mecanizado

A produção de feno pelo processo mecanizado envolve a utilização de um conjunto completo de fenação, o cultivo de forrageiras de alto valor nutricional em terreno mecanizável e mão-de-obra treinada. Assim, é possível a produção de grandes quantidades de feno, com rendimento elevado e economia de mão-de-obra.

As máquinas e equipamentos empregados são, em geral, de custo elevado e dispõem de alguns mecanismos complexos. Devem ser operadas por pessoal treinado, seguindo-se as especificações dos fabricantes no que se refere a ajustes, regulagens e manutenção.

Uma sequência de etapas deve ser realizada para que se consiga eficiência na produção e qualidade do material fenado.


Enleiramento da Forragem

Deve ser realizado quando as folhas atingirem o ponto de feno, formando-se leiras uniformes, em nível e da mesma largura da enfardadeira, para facilitar o recolhimento.

A forragem deve ser revolvida ou enleirada na sua totalidade e de forma suave, de modo a causar menores perdas no campo, principalmente de folhas.


Enfardamento do Feno

Depois de seco, o feno deve ser removido do campo o mais rápido possível. Para isso, são utilizados equipamentos denominados enfardadeiras, que recolhem o material diretamente das leiras e produzem fardos de alta densidade, o que facilita o manuseio, o transporte e o armazenamento do feno.

Os fardos se apresentam nas formas retangulares (30 x 40cm e comprimento variável) e cilíndricas (1,20m de altura e diâmetro que varia entre 0,90 e 1,20m).


Armazenamento do feno em galpão

O feno é armazenado em galpões arejados e protegidos da umidade, na forma de fardos. Para uma estocagem segura, é feito o controle da umidade e temperatura dos fardos.